sexta-feira, 26 de março de 2010

Por que ninguém serve em Madrid?



O Real Madrid, como já é de costume, começou a temporada gastando muito, contratando vários jogadores e sendo cotado como o único time que poderia bater o Barcelona, e não só em uma questão de títulos mas de apresentar um bom futebol.
Estamos quase no final da temporada européia e o Real “só” disputa o Campeonato Espanhol. O Barcelona pode repetir o ano passado e ser campeão espanhol, europeu e campeão do mundo.
Por que será que isso acontece? Será que enterram uma cabeça de burro no Bernabeu? Será que o Barcelona atravessa um período de muita sorte?
Não. Acredito que a questão não seja de sorte ou de azar, e sim política dos clubes. O Barcelona tem uma política de contratações bem definida, contrata garotos e forma craques. Lógico que vez ou outra o time catalão vai às compras, mas são contratações feitas de modo cirúrgico, pontuais. Como exemplos: Daniel Alves, Abidal, Henry e Ibrahimovic. Dos 11 titulares do Barcelona, sete jogadores são formados na base, são eles: Victor Valdés, Pique, Puyol, Iniesta, Xavi, Pedro e Messi.
E o Real Madrid? O Real faz contratações “a baciada” contrata os jogadores que se destacaram no ano anterior e são colocados no time com a pressão de ter que dar certo, pois afinal foi muito caro. Tem jogadores de base? Sim, tem. Mas são poucos e muitos não são jogadores com o nível do Real Madrid. Cassillas é exceção, pois é um cracaço. Raúl já foi exceção, hoje é um bom reserva. Guti? Não, obrigado.
Os jogadores em Madrid têm a obrigação de chegar e mostrar o futebol que vinham apresentando em seus clubes de origem independente de qualquer coisa. Kaká é a nova vítima. Assim como ele, só para dar exemplos mais recentes: Robben, Sneidjer e Nistelrooy. Com exceção de Nistelrooy que está ainda se adaptando ao Hamburgo, os outros dois estão arrebentando em seus novos clubes. Kaká se voltar para o Milan ou for para qualquer lugar que lhe dê paz para trabalhar será um dos melhores do mundo novamente.
A pressão em cima dos jogadores merengues é absurda, maior até que em Flamengo e Corinthians aqui no Brasil. Os jogadores devem justificar suas contratações a questão é que muitos não têm oportunidade.
O Barcelona acredita que com o presente faz o futuro.
O Real acredita que o jogador que não rende no presente e não servirá depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário